sábado, 25 de junho de 2011

Grupos pequenos é uma prática bíblica.

Durante a vida de Jesus na terra, residências comuns e simples eram usadas para a propagação do Evangelho e para o discipulado de novos convertidos. Isso também aconteceu durante a expansão da Igreja no Livro de Atos. Os textos abaixo mostram que:

· Em uma casa Jesus foi adorado - Mt 2.11

A primeira vez em que um grupo se reuniu para adorar a Jesus e oferecer-Lhe presentes (adoração) foi numa casa - a casa de Maria e José.

· Uma casa foi usada para uma reunião de curas - Mt 8.14-16

Nos primeiros dias do Seu ministério, Jesus usou a casa de Pedro para fazer reuniões de pregação, cura, e libertação.

· Uma casa foi usada para a realização da primeira Ceia - Mt 26.18

O nosso Senhor poderia ter escolhido celebrar a primeira Ceia com os seus discípulos num local especial e de importância religiosa. Contudo, Ele escolheu celebrá-la numa casa comum e simples.

Assim sendo, nada nos impede de celebrarmos a “comunhão” na residência de algum irmão se houver conveniência ou necessidade, já que Jesus deu a Sua aprovação consagrando um lar, como lugar digno de cultos e adoração.

· Jesus pregou em casas - Mc 2.1,2

Jesus fez, em casas, as mesmas coisas que fazemos em nossos Templos. Ele também fez estas coisas ao ar livre e no pátio do Templo.

· A descida do Espírito Santo (Pentecostes) se deu em uma casa - At 2.1,2

Muitos de nós nem sempre dão valor as reuniões feitas nas residências familiares. Mas o Senhor tem operado grandemente nesses cultos.

· A primeira ocasião de pregação do Evangelho aos gentios aconteceu na casa de Cornélio - At 10.24-27

Esse é um bom exemplo de como expandirmos a congregação alcançando os perdidos. Alguém faminto de Jesus convida parentes e amigos. Aí então pede que um homem ou mulher de Deus venha e compartilhe a Palavra de salvação, tão simples como ela é.

· Saulo, quando perseguia os crentes, sabia que eles se reuniam em casas - At 8.3

Onde ia Saulo de Tarso para encontrar o “povo do caminho” a fim de arrastá-los à prisão e à morte? Eles os encontrava nas casas. Mais tarde, ele próprio, iniciaria igrejas em casas através de suas viagens missionárias.

· Os crentes primitivos se reuniam nos templos e nas casas - At 2.46 ; 5.42

A Igreja Primitiva não somente se reunia em Templos, mas também em pequenas reuniões em casas. De fato, os crentes não se reuniam no Templo em si, mas nos pátios (não eram concedidos lugares no Templo pelos judeus).

A PORTA PARA A ENTRADA DO EVANGELHO AOS GENTIOS FOI ABERTA EM UMA CASA

A reunião na casa de Cornélio foi um irrompimento histórico. Ela convenceu os crentes judeus que as Boas Novas eram para todas as nações, e não somente para os judeus. (At 10.24-27)

A PRIMEIRA IGREJA NA EUROPA COMEÇOU NUMA CASA

A Igreja de Filipos foi formada na casa de Lídia. O Livro de Atos não conta como a Igreja cresceu. Mas provavelmente foi quando o grupo na casa de Lídia cresceu ao ponto de não caber mais nas dependências da casa. (At 16.40)

PAULO APROVEITOU A CASA QUE ALUGARA PARA DIVULGAR AS BOAS NOVAS

As palavras finais do livro de Atos revelam que, em Roma, Paulo usou a casa, que alugara, para divulgar as Boas Novas do amor de Deus. At 28.16,30

Nenhum comentário:

Postar um comentário