quarta-feira, 15 de agosto de 2012




Nada além de ti em primeiro lugar.
(Pra. Alessandra Edver Milhomem)

Mt 22:37,38.“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.”

Sempre vemos, em tempos de desespero, pessoas realmente recorrendo a Deus por não acharem em outros alguma saída. Quando tudo e todos dizem não, parece que o ser humano se lembra daquele que deveria vir primeiro, do Criador, do Pai, e aí cabe chamar de amigo, de noivo, de qualquer título que denote proximidade. Mas, de que adianta chamar de forma íntima Aquele de quem, por muitas vezes, ficamos afastados? É feio isso, mentiroso também, mas infelizmente parece ser uma prática na vida de muitos “cristãos”. Ontem mesmo estava lidando com a decepção de alguém que procurava urgentemente a Deus como um advogado gratuito; esta pessoa carecia que Ele defendesse sua causa, no entanto ela mesma se envergonhava em buscar um acesso a quase um estranho, a quem tinha certeza que decepcionara muito, e sempre, por ter feito a escolha de realizar apenas sua própria vontade. Ela estava no centro, comandava sua vida, e, na hora da luta, se fazer dependente incomodava. Mas, devido à força da necessidade, mesmo desconfortável, não custava pedir, não? Quem sabe até prometer alguma recompensa a Deus, como uma troca; assim, pagando, parece ser menos ofensivo...

Deus não tem prazer em nos ver “forçando” um relacionamento com Ele em busca de um socorro. Mesmo sem sermos fiéis, Ele assim o é, e pode e quer cuidar de nós em todos os aspectos. Ele nos ama muito, a todos igualmente, e isso é tão verdade que sabe que o melhor é estarmos juntinhos a Ele em todas as situações, não porque precisa de nós, mas porque nós precisamos Dele; e, quando O colocamos no lugar certo, somos felizes, vivemos em paz mesmo diante de lutas, gozando da Sua proteção. Os primeiros dois versículos do Salmo 91 falam: Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra do onipotente descansará.  Logo depois, em sequência, aparece uma série de versículos falando sobre a proteção de Deus. Precisamos destacar algo importante a partir da observação destes trechos: primeiro é necessária a intimidade de esconder-se em Deus; Nele há lugar de descanso; Nele há proteção, livramento. Quando se mora em Deus, pode-se estabelecer na vida cotidiana o pior terror que, mesmo assim, há segurança. O relacionamento de Deus com o homem gera esta segurança. Quando Adão não havia se afastado de Deus pelo pecado, ele se sentia seguro nas conversas diárias que mantinha com o Pai ao findar da tarde, confortável até em sua nudez, suprido em todos os aspectos. A profundidade de relacionamento com Deus não é desgastante nem pesada, mas reconfortante, revigorante, de muito alívio e paz.  Vale a pena cumprir o mandamento de priorizar o Reino de Deus (todos eles, aliás, são para nossa segurança), buscar primeiramente a ele, amar a Deus sobre TODAS as coisas, então desfrutaremos da recompensa dos que são fiéis. Teremos aquela sensação gostosa de trabalho realizado e seremos galardoados por nossas obras.

Para hoje, amanhã e sempre: NADA ALÉM DE TI, OH DEUS, EM PRIMEIRO LUGAR NA MINHA VIDA! NÃO ABRO MÃO DE UM RELACIONAMENTO ÍNTIMO CONTIGO! VENHA E TOME O TEU LUGAR: NO CENTRO, NO ALTO, NO DOMÍNIO!

Um comentário:

  1. DEUS NO CENTRO DA NOSSA HISTÓRIA E SENDO O 1º EM NOSSA VIDA É VITÓRIA NA CERTA. QUE PALAVRA RENOVADORA, OBRIGADA PASTORA ALESSANDRA.

    ResponderExcluir